Voltar para as notícias

Ulla Carlsson: Understanding Media and Information Literacy (MIL) in the Digital Age. A Question of Democracy

Outubro 23, 2019

Muitas das questões sociais de hoje têm a ver com a digitalização e com a transformação da cultura dos media e da comunicação. Estamos agora num tempo que pode ser descrito como “o fim do início digital”. Após um período de otimismo – especialmente a esperança de que se aumentaria o engajamento e a participação dos cidadãos – os problemas surgiram. Este é o ponto de partida para o livro.

A publicação é constituída por três partes. Na primeira parte, uma série de artigos de natureza mais geral discutem a Literacia Mediática e da Informação (MIL) numa variedade de contextos, bem como rumos de desenvolvimento a nível nacional (Suécia), regional e global. O foco da segunda parte é a Suécia. Os artigos nesta parte apresentam resultados atuais de pesquisa, decisões políticas e iniciativas políticas, e alguns exemplos de “melhores práticas” na área de MIL. A terceira parte apresenta uma nova abordagem à MIL, num contexto de mudança social e Agenda 2030. Este livro é uma colaboração entre a Universidade de Gotemburgo, a região de Västra Götaland e a Comissão Nacional Sueca para a UNESCO.

Texto retirado da página JMG – Institutionen för Journalistik
Medier och Kommunikation

Link para publicação