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TikTok: dez características de uma rede social para se pensar a desinformação em contexto de guerra

Abril 7, 2022

A plataforma The Media Manipulation Casebook, que tem monitorizado os discursos sobre a guerra na Ucrânia no TikTok, identificou dez particularidades desta aplicação que a podem tornar vulnerável à desinformação. De acordo com Jennifer Nilsen, Kaylee Fagan, Emily Dreyfuss e Joan Donovan, autores do relatório que sumaria estas constatações:

  1. No Tiktok, qualquer pessoa pode publicar, mas também republicar qualquer vídeo, sem que o algoritmo da aplicação puna quem reutiliza conteúdos anteriores e cuja nova publicação pode descontextualizar o vídeo anteriormente publicado.
  2. Os pseudónimos são populares no TikTok, dificultando a distinção da proveniência e da autenticidade dos vídeos.
  3. Dados como a data e a hora de publicação não são claramente apresentadas aos utilizadores da aplicação para telemóvel do TikTok, ao contrário do que acontece com a versão para computador.
  4. As capacidades de edição presentes no TikTok facilitam e generalizam as hipóteses de alteração de imagens e sons.
  5. A interação entre utilizadores com base na reação e republicação de vídeos anteriores pode dificultar a identificação dos conteúdos originais.
  6. Géneros como memes ou paródias são comuns no TikTok e quem não estiver familiarizado com estes tipos de conteúdos pode ser induzido em erro sobre a sua autenticidade.
  7. Apesar das promessas do TikTok relativas ao combate à desinformação na plataforma, a sua concretização tem sido inconsistente (como acontece com outras redes sociais).
  8. Os espaços de comentários podem albergar tanto clarificações como desinformação.
  9. O algoritmo de TikTok não amplifica vídeos com violência gráfica: apesar dos benefícios e das boas intenções reconhecidas a esta característica, os autores salientam o risco de se apresentar uma imagem imprecisa do que está a acontecer num cenário de guerra.
  10. O TikTok, tal como outras redes sociais, é um espaço crescentemente privilegiado para disputas políticas, que podem socorrer-se de desinformação.

Os investigadores ressalvam que “nem é tudo mau, no entanto. Observámos utilizadores de TikTok dentro da Ucrânia a utilizar a aplicação para aumentar a sensibilização para a crise e documentar as suas experiências sob cerco”. O relatório completo pode ser acedido aqui.

O The Media Manipulation Casebook é uma plataforma de investigação do projeto Technology and Social Change (Shorenstein Center on Media, Politics and Public Policy, Universidade de Harvard). Procura conjugar teorias, métodos e práticas no mapeamento de campanhas de desinformação.