TikTok avisa: conteúdos enganadores serão sinalizados
Fevereiro 11, 2021As novas linhas orientadoras da rede social TikTok determinam que, se não for possível comprovar a veracidade de um determinado conteúdo, este será sinalizado com um aviso de que contém informação não verificada.
A medida foi anunciada recentemente, na sequência do aumento da desinformação na plataforma e será aplicada, de forma imediata, nos Estados Unidos e no Canadá.
Segundo Jamie Favazza, diretor de comunicações do TikTok, os conteúdos da rede social denunciados por utilizadores ou que sejam alusivos a temas como a COVID-19, vacinas ou eleições, já estão sujeitos a verificação de factos. A partir de agora, os vídeos cujo conteúdo não seja possível avaliar ou verificar, serão sinalizados.
Desta forma, os utilizadores que tentem, ainda assim, partilhar conteúdo enganador, recebem uma mensagem de aviso de que se trata de um conteúdo não verificado. No final, os utilizadores escolhem se pretendem, ou não, avançar com a partilha.
De acordo com o Irrational Labs, um laboratório de ciência comportamental, o novo procedimento do TikTok diminuiu em 24% a partilha de vídeos enganadores e em 7% os “gostos” em conteúdo sinalizado.