Voltar para as notícias

Seminário MILObs com apresentação de levantamento preliminar de atores de literacia mediática no Brasil

Janeiro 4, 2023

André Santoro, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, Brasil) e investigador visitante no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, será o orador do próximo seminário MILObs. No dia 13 de janeiro, pelas 14h30, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o autor irá dinamizar uma sessão intitulada “Atores da literacia mediática no Brasil: levantamento preliminar”.

De acordo com a sinopse disponibilizada por André Santoro:

O Brasil é, hoje, um dos países mais afetados pela onda global da desinformação – intensificada sobremaneira pelas redes sociais e pelas apps de mensagens. O cenário político nacional dos últimos anos também teve papel de destaque nesse fenômeno: desde o impeachment da Presidente Dilma Rousseff, em 2016, setores da extrema-direita se aproveitaram das ferramentas digitais para disseminar fake news que ajudaram a consolidar um projeto de poder que alcançou seu auge na eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, e foi interrompido – mas não totalmente estancado – pelas eleições de 2022. Nesse contexto, a educação para os media adquire papel estratégico, mas sua aplicação ainda é bastante tímida. Este seminário tem o objetivo de apresentar um levantamento preliminar dos principais atores envolvidos na literacia mediática no Brasil. O ponto de partida para a definição das categorias dos atores é a obra Educação para os media em Portugal: experiências, actores e contextos (2011), de Manuel Pinto (coord.), Sara Pereira, Luís Pereira e Tiago Dias Ferreira. Sem desconsiderar as idiossincrasias brasileiras, que resultam até mesmo na impossibilidade de utilização de todas as categorias propostas, a base de classificação tem os seguintes itens: a) Associações; b) Bibliotecas; c) Empresas; d) Ensino Superior; e) Escolas/Agrupamentos dos ensinos Básico e Secundário; f) Governo; g) Instituições Públicas; h) Media; i) Organizações Internacionais; j) Provedores; k) Outros – conforme indicado na p. 77 da obra supracitada.

A entrada é livre. A sessão será transmitida online através do Zoom: os interessados em assistir devem fazer o registo aqui: https://bit.ly/3vRFh73