
Seminário bYou/MILObs sobre “Bem-estar de crianças e jovens: Quais os seus interesses e preocupações?”
Maio 17, 2023No dia da Europa, o seminário bYou/MILObs discutiu o bem-estar, os interesses e as preocupações das crianças. A 09 de maio, num encontro online, Margarida Gaspar de Matos (Universidade de Lisboa/ISAMB e Universidade Católica), Sara Pereira (Projeto bYou, Universidade do Minho) e Margarida Toscano (Projeto bYou, Rede de Bibliotecas Escolares) foram responsáveis pela dinamização do seminário “Bem-estar de crianças e jovens: Quais os seus interesses e preocupações?”, que contou ainda com o comentário de Manuel Sarmento (Universidade do Minho).
A primeira intervenção, centrada no bem-estar, coube a Margarida Gaspar de Matos. De acordo com a investigadora, a escola integra, juntamente com os amigos e a família, “as maiores preocupações” dos mais jovens, mas tende a ficar de fora das respostas sobre as fontes de bem-estar dadas por crianças e jovens. “Este é um cenário preocupante”, caracterizou Margarida Gaspar de Matos.
Os resultados do projeto bYou em torno dos interesses e preocupações dos mais novos face aos media deram o mote às intervenções seguintes. Sara Pereira apresentou resultados com base em métodos quantitativos, Margarida Toscano trouxe dados com base em técnicas qualitativas. As investigadoras do projeto bYou sublinharam a presença constante, mas matizada (por sexo ou idade, nomeadamente), dos media na vida de 1131 crianças e jovens, a frequentar os 6.º, 9.º e 12.º anos de escolaridade. Os resultados apontam os meios de comunicação tanto como fontes de interesse como de preocupações entre os mais novos.
A terminar, Manuel Sarmento sublinhou a importância de se estudar, mas também de considerar o bem-estar, as preocupações e os interesses manifestados pela voz das crianças. Com base nos resultados apresentados nas intervenções anteriores, o Professor Associado com Agregação aposentado sublinhou que “a escola, ao deixar a criança com as suas culturas, designadamente mediática, à porta, acaba por esquecer a criança globalmente como ela é e torna-se (…) alienada daquilo que são os quotidianos” dos mais jovens.
Os seminários bYou/MILObs estão disponíveis online. As três edições já realizadas podem ser vistas ou revistas aqui.