Voltar para as notícias

Seminário bYou apresenta Mural de Expressões e campanha “Expressa-te”

Julho 11, 2022

A apresentação da segunda fase do projeto bYou, cuja investigadora responsável é Sara Pereira, estará em destaque no seminário “Crianças, jovens e media: o direito à expressão e à participação”, organizado no próximo dia 12 de julho, às 14h30. No evento online será feito o pré-lançamento do Mural bYou – Mural Online de Expressões e da campanha “Expressa-te”.

Para além de Sara Pereira, coordenadora do MILObs e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, o seminário terá como oradores convidados Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, e Amélia Pinto Carneiro, em representação da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e jovens. As inscrições estão abertas até 10 de julho e podem ser realizadas aqui. O seminário decorrerá na plataforma Zoom.

Em curso desde 29 de março de 2021, o bYou pretende conhecer e discutir as práticas dos jovens com os media, ao mesmo tempo que dá espaço aos mais novos para fazerem ouvir a sua voz. Conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, tradicionais e participativas, com o propósito de reconhecer as crianças e os jovens como atores sociais e agentes de mudança. É, portanto, um projeto que quer saber quem são e o que fazem esses jovens (be you, sê tu, numa das duas leituras para as quais remete o título), mas também deseja acolher a participação dos mais novos, nos seus próprios termos – by you, por ti, na segunda aceção para a qual remete o título.

O bYou é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020), tendo sido um dos quatro projetos vencedores do concurso promovido em 2020, no domínio dos Media e da Comunicação. É uma investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do MILObs, o Observatório sobre Média, Informação e Literacia do CECS. Saiba mais sobre o projeto aqui.