
Segunda edição do Festival Europeu de Jornalismo e Literacia Mediática arranca em fevereiro
Outubro 7, 2024Aproximar jornalistas e profissionais dos media para formar públicos mais exigentes e cidadãos mais críticos. É este o grande propósito da segunda edição do Festival Europeu de Jornalismo e Literacia Mediática. Também apelidado de Voices, o evento organizado pela EAVI decorre entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2025, em Zagreb.
De acordo com a organização, “durante dois dias, o festival irá explorar temas cruciais que moldam a nossa relação com a informação e os meios de comunicação social nos dias de hoje, através de palestras, workshops interativos, exposições e oportunidades de networking”. Estão previstos cinco prémios, de 1000€ cada para participação no festival, para outras tantas temáticas de interesse para a literacia mediática:
- tendências atuais da inteligência artificial: formas inteligentes de utilizar a tecnologia de inteligência artificial para a literacia mediática.
- bem-estar digital: promover a atenção plena para contribuir para um ambiente digital mais saudável.
- parentalidade digital: iniciativas de aprendizagem automática para beneficiar pais e filhos.
- envolvimento e participação dos cidadãos: iniciativas para a integridade das eleições e para combater a desinformação.
- multiplicadores de literacia mediática: práticas eficazes para replicar, multiplicar e transferir conhecimentos e competências de literacia mediática.
As candidaturas decorrem até 15 de outubro.
Na primeira edição do festival, realizada em Florença, “mais de 1300 participantes assistiram a sessões que abordaram a inteligência artificial e o jornalismo, a desinformação, a segurança dos jornalistas, os desafios dos modelos económicos dos meios de comunicação social, a literacia mediática, a integridade das eleições, a legislação da UE sobre os meios de comunicação social, a parentalidade digital e o bem-estar digital, entre outros”. O Voices é uma iniciativa europeia que conta com financiamento comunitário, da Comissão Europeia.