Voltar para as notícias

Relatório: ERC apresenta mapeamento de atores e atividades de literacia mediática em Portugal

Junho 26, 2023

“Um trabalho exploratório que procura fazer um primeiro retrato de parte da diversidade de intervenções” e atores que, em Portugal, desenvolvem trabalho em literacia mediática. É desta forma que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) apresenta o “Literacia Mediática em Portugal: 1.º Relatório ao abrigo do n.º 2 do artigo 33.ºA da Diretiva (UE) dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual”.

De acordo com o documento, este tem “como objetivo materializar a resposta de Portugal” face “ao proposto no n.º 2 do artigo 33.º-A” da Diretiva sobre Serviços de Comunicação Social Audiovisual. “Ou seja, a missão de os Estados-Membros informarem a Comissão Europeia, de três em três anos, sobre o estado da promoção e desenvolvimento da Literacia Mediática nos respetivos territórios”, esclarecem os autores. Neste primeiro relatório, relativo ao período entre setembro de 2020 e outubro de 2022, a ERC destaca que “a diversidade de medidas/atividades existentes é espelhada na intervenção de agentes com diferentes origens e missões”. Um dos agentes em causa é o MILObs, cujos contributos surgem em detalhe entre as páginas 108 e 125.

O relatório está disponível em acesso aberto, tanto em português como em língua inglesa. O documento pode ser consultado através dos recursos do MILObs, aqui.