Voltar para as notícias

Relatório debate uma estratégia nacional para a literacia mediática digital no Canadá

Junho 8, 2022

A ausência de uma estratégia nacional representa uma barreira ao desenvolvimento da literacia mediática digital. Com base nesta premissa, o projeto canadiano MediaSmarts publicou o relatório From Access to Engagement: Building a Digital Media Literacy Strategy for Canada. O texto está disponível aqui, entre os recursos do MILObs.

“Um compromisso forte com a literacia mediática digital no Canadá requer uma abordagem colaborativa e relacional para reforçar a cidadania digital e colmatar o fosso digital”, referem as autoras Samantha McAleese & Kara Brisson-Boivin (p. 6). No texto, defendem a necessidade de se pensar os media e o digital para lá do acesso. Importa desenvolver “uma estratégia que vá além de conceções de literacia mediática digital baseadas no acesso ou em capacidades, em direção a práticas críticas, inclusivas, éticas, sociais e reflexivas, essenciais para a promoção do bem-estar, envolvimento e cidadania digitais”, sustentam as autoras (p. 7).

Em fevereiro de 2022, o MediaSmarts – em parceria com a Digital Public Square – acolheu um simpósio que reuniu diversos agentes de todo o Canadá com interesse no desenvolvimento e implementação de uma estratégia nacional de literacia mediática digital. O relatório resume as discussões que tiveram lugar no encontro, juntamente com os principais resultados da análise a diferentes existentes de literacia mediática digital.