
Regulador britânico dos media define passos para a promoção da literacia mediática online
Dezembro 16, 2021A Ofcom, entidade reguladora dos meios de comunicação do Reino Unido, publicou um relatório com as prioridades para a sua intervenção no âmbito da literacia mediática online. A instituição destaca a importância de se assegurar o acesso e a participação, em segurança, aos meios digitais.
No documento que marca o relançamento do programa de promoção da literacia mediática online, a Ofcom destaca a necessidade de atuar em cinco domínios:
- Envolver quem já está a trabalhar na área, reconhecendo o esforço do mais vasto setor ligado à literacia mediática no Reino Unido.
- Iniciar projetos junto de públicos com menores níveis de competência de literacia mediática, reconhecendo a existência de desigualdades nos usos seguros, capazes e críticos dos meios online.
- Estabelecer boas práticas na conceção de conteúdos, envolvendo os criadores e as plataformas digitais.
- Contribuir para avaliar os resultados de diversas iniciativas de educação para os media realizadas por várias entidades que não a Ofcom.
- Continuar a investigar, com os próprios meios da entidade reguladora, a evolução do setor da literacia mediática britânico.
O documento pode ser consultado aqui.