Voltar para as notícias

Referencial de Educação para os Media: Versão revista apresentada em webinar

Janeiro 29, 2024

A edição atualizada do Referencial de Educação para os Media, publicada em dezembro de 2023, dá o mote para um seminário online organizado pela Direção-Geral da Educação (DGE). No próximo dia 31 de janeiro, quarta-feira, entre as 17h00 e as 18h30, o documento orientador de práticas de educação para os media nas escolas é apresentado e debatido por Sara Pereira e Manuel Pinto, dois dos autores do Referencial e coordenadores do MILObs, assim como por Filipa Matos, professora (Agrupamento de Escolas João da Rosa) que colaborou no processo de revisão.

O webinar decorrerá no Zoom e as inscrições são livres, mas obrigatórias, podendo ser realizadas aqui. Segundo a DGE, o seminário pretende “dar a conhecer a todos os agentes educativos esta nova versão, debatendo os seus princípios, temáticas e estrutura, de modo a incentivar a sua implementação nas escolas”. A sessão contará, ainda, com uma intervenção inicial de José Carlos Sousa (Diretor de serviço de Projetos Educaticos, DGE) e moderação de Susana Tavares (DGE).

Publicado originalmente em 2014, o referencial agora atualizado apresenta uma “natureza flexível, pode ser usado em contextos formais, não-formais ou informais, no seu todo ou em parte, em particular” no componente de Cidadania e Desenvolvimento. Está disponível em acesso aberto aqui, entre os recursos do MILObs.