Voltar

Livro – O país das laranjas

O País das Laranjas é um livro de prosa simples e encantador. Fala de amor, carinho e ternura, mas também sobre as marcas que a guerra deixa na vida.

Martha chega com o irmão Peter a Portugal no Outono de 1949, vinda da Áustria, onde as condições de vida da mãe e da avó eram extremamente precárias devido à destruição provocada pela 2ª Guerra Mundial. A família que a acolhe temporariamente, até que lhe seja possível regressar a casa, dedica-se profundamente ao seu bem-estar e à sua integração.

A chegada à Covilhã foi longa, mas depois de uma noite bem dormida, o primeiro dia é marcado por grandes descobertas: a biblioteca, a primeira refeição e a primeira palavra que memorizei – laranja. “ Eu nunca na vida tinha visto laranjas. E que cor pode ter uma laranja! Brilhavam tanto que eu pensei estarem prontas a ser comidas. Peguei nela e dei-lhe uma trinca, com casca e tudo. “ Martha juntamente com os seus novos primos e amigos vive aventuras inesquecíveis, aprende costumes e hábitos do povo português. As conversas com a Rosinha, a costureira que ia semanalmente a casa dos pais para fazer a roupa para toda a família, os sabores de uma gastronomia diferente da sua terra natal, os rebuçados caseiros, que eram uma delícia, os jogos de cartas ou a ida ao Hospital da Bonecas, como prova que “ a infância é para ser levada muito a sério” estão bem guardadas na caixa de recordações de Portugal e que tão essenciais foram para ultrapassar as vivências atrozes de uma guerra e a separação da sua família biológica.

Faixa etária: dos 9 aos 14 anos

Rosário Alçada Araújo

Uma sugestão do Plano Nacional de Leitura

2019

Asa

Uma sugestão do Plano Nacional de Leitura