Voltar para as notícias

Projeto bYou com concurso aberto para bolsa de investigação

Setembro 13, 2022

O projeto bYou está a recrutar um novo colaborador. Até 18 de setembro encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestres a frequentar um doutoramento ou inscritos num curso não conferente de grau. O edital completo pode ser acedido aqui.

Destinada a candidatos das áreas científicas de Ciências da Comunicação e Sociologia, a bolsa de investigação terá a duração de 12 meses, eventualmente renováveis. O trabalho será realizado no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, sob orientação da investigadora principal do bYou, Sara Pereira.

Em curso desde 29 de março de 2021, o bYou pretende conhecer e discutir as práticas dos jovens com os media, ao mesmo tempo que dá espaço aos mais novos para fazerem ouvir a sua voz. Conjuga metodologias quantitativas e qualitativas, tradicionais e participativas, com o propósito de reconhecer as crianças e os jovens como atores sociais e agentes de mudança. É, portanto, um projeto que quer saber quem são e o que fazem esses jovens (be you, sê tu, numa das duas leituras para as quais remete o título), mas também deseja acolher a participação dos mais novos, nos seus próprios termos – by you, por ti, na segunda aceção para a qual remete o título.

O bYou é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/COM-OUT/3004/2020), tendo sido um dos quatro projetos vencedores do concurso promovido em 2020, no domínio dos Media e da Comunicação. É uma investigação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do MILObs, o Observatório sobre Média, Informação e Literacia do CECS. Saiba mais sobre o projeto aqui.