Voltar

Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio

Destinado a estudantes do ensino secundário de todo o país, este concurso promovido pelo Clube de Cinema 8 e Meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim, conta já com mais de uma dezena de edições. Realizou-se pela primeira vez em 2006, começando por se dirigir apenas a alunos da escola promotora. Dois anos depois, o concurso ganhou âmbito nacional e hoje apresenta-se mesmo como o “maior evento português dedicado ao cinema no âmbito do ensino secundário”. Entre as entidades que apoiam o Concurso contam-se a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Ministério da Educação, sendo que o Clube tem ainda parcerias com o Curtas – Festival Internacional de Cinema (Vila do Conde) e com a Animar, que colaboram na programação de eventos educativos dedicados ao cinema de animação.

Na edição de 2018 foram atribuídos três prémios, no valor de 600, 400 e 200 euros cada, para o 1º, 2º e 3º lugares respetivamente, além do prémio do público que assistiu à cerimónia pública de encerramento do evento e do prémio do melhor filme realizado por um aluno da escola organizadora.

No site oficial do evento publica-se o regulamento e a ficha de inscrição e podem explorar-se as edições anteriores do concurso, vendo alguns dos vídeos premiados.

Ver, ainda, a propósito deste concurso: Eduardo Jorge Madureira: “Uma outra forma de aprender”