Voltar para as notícias

Plano Nacional para a Literacia Mediática previsto para 2023

Abril 27, 2023

Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura de Portugal, assegurou, no final da semana passada, a entrada em vigor de um Plano Nacional para a Literacia Mediática ainda este ano. A iniciativa será integrada no já existente Plano Nacional de Leitura.

Em declarações proferidas na antecâmara do VI Congresso Literacia, Media e Cidadania e reproduzidas pela LUSA, Pedro Adão e Silva apontou duas razões para esta estruturação: “Porque, por um lado, não nos pareceu eficaz a duplicação das estruturas e, por outro, permite aproveitar a capilaridade da rede associada ao Plano Nacional de Leitura, quer a rede nas escolas, quer nas bibliotecas”, o que “permite chegar a um conjunto vasto da população e é nisso que vamos trabalhar, isso é mesmo uma questão fundamental para a preservação do espaço público nas sociedades liberais”. Ainda de acordo com o governante, o Plano Nacional para a Literacia Mediática “reconhecerá um legado de trabalho nesta área que já tem muitos, muitos anos”.

Pedro Adão e Silva defendeu a importância renovada da literacia mediática. Ainda que esta não seja um tema “novo, a desinformação não é um mal que chegou nos últimos anos com as redes sociais e com o online”, atualmente tem “características distintivas do passado, que no essencial correspondem a um declínio das instituições de intermediação das nossas sociedades, a confiança nas instituições de intermediação, desde logo o papel da comunicação social e dos jornalistas, mas também das universidades”, concluiu o ministro da Cultura.