Voltar para as notícias

Número 74 da revista Comunicar discute a “educação para a cidadania digital: algoritmos, automatização e comunicação”

Janeiro 18, 2023

Já está disponível a edição de janeiro da revista científica Comunicar. Berta García-Orosa (Universidade de Santiago de Compostela), João Canavilhas (Universidade da Beira Interior) e Suso Benítez-Baleato (Universidade de Harvard) são os editores convidados do número temático intitulado “Educação para a cidadania digital: algoritmos, automatização e comunicação”

De acordo com os editores, “os algoritmos têm uma influência crescente em todas as áreas da vida dos cidadãos, com a tomada de decisões cada vez mais ligada a modelos matemáticos e a grandes quantidades de dados”. Os cinco artigos que respondem ao tema do número procuram analisar “a influência dos algoritmos na sociedade, as implicações tecnológicas, educacionais e jornalísticas e os desafios éticos que as sociedades irão enfrentar nos próximos anos”, fazendo-o “sempre através da dupla perspetiva da investigação e da educação”. Na secção caleidoscópio estão também publicados cinco papers de assuntos diversos.

O número completo do número 74 da Comunicar encontra-se entre os recursos do MILObs, estando disponível aqui. Todos os textos estão disponíveis em acesso aberto, em inglês e espanhol.