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NAMLE atualiza dez princípios-chave da educação e literacia para os media

Junho 21, 2023

A associação norte-americana de educação e literacia para os media, a NAMLE (National Association for Media Literacy Education) renovou a dezena de princípios que considera essenciais ao desenvolvimento da literacia mediática. De acordo com a organização, a atualização procurou evidenciar “a complexa dinâmica entre os indivíduos, os media e os sistemas e estruturas que moldam o nosso mundo”.

Em resumo, a educação e literacia para os media, de acordo com a NAMLE:

  1. Expande o conceito de literacia, de modo a abarcar diferentes facetas dos media, bem como outras literacias;
  2. Posiciona todos os públicos como capazes de aprender e de criar sentidos;
  3. Promove práticas de ensino que enaltecem a curiosidade e a reflexividade, sem esquecer a razão, a lógica e os factos;
  4. Encoraja quem aprende a questionar, refletir e pensar criticamente sobre as mensagens recebidas, partilhadas e criadas num ambiente mediático em permanente mudança;
  5. Necessita de ser desenvolvida de forma integrada e adequada aos públicos a que se destina;
  6. Apoia o desenvolvimento de uma cultura participativa mediática;
  7. Reconhece as instituições mediáticas enquanto entidades culturais e comerciais, como agentes de socialização, mercado e mudança;
  8. Afirma a responsabilidade dos meios de comunicação, empresas tecnológicas, governantes e cidadãos na construção de um panorama mediático saudável;
  9. Enfatiza a importância de questionar o papel das indústrias mediáticas, nomeadamente em relação aos sistemas de poder;
  10. Capacita os indivíduos para se tornarem mais informados, reflexivos, envolvidos e responsáveis socialmente.

Os princípios completos podem ser consultados aqui, entre os recursos do MILObs.