MILObs avalia impacto do Centro de Sensibilização SeguraNet: relatório do estudo já disponível
Novembro 30, 2022Qual a perceção de diretores de agrupamentos de escola ou escolas não agrupadas, de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a relevância das iniciativas e dos recursos do Centro de Sensibilização SeguraNet? Foi esta a ampla questão a que o MILObs procurou responder no relatório “Estudo de impacto das iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet”, da autoria de Sara Pereira e Pedro Moura. O documento acaba de ser publicado pela Direção-Geral de Educação e está disponível aqui, entre os recursos do MILObs.
A partir das respostas de 680 inquiridos – 116 diretores, 480 professores de Informática/TIC e 156 coordenadores de Portugal Continental – foi possível concluir que a maioria avalia positivamente a pertinência dos recursos e das atividades dinamizadas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, nomeadamente para a promoção da cidadania e literacia digitais dos alunos. Os participantes também rejeitaram a ideia de que a colaboração com as iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet seja não mais do que um passatempo ou uma forma de as escolas promoverem a sua imagem. A avaliação incidiu sobre três anos letivos: 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021.
O Centro de Sensibilização SeguraNet, que funciona sob a alçada da Direção-Geral de Educação (DGE), tem como missão “promover a Cidadania Digital e a Educação para os Media nas Escolas”. De maneira a avaliar consumação deste objetivo, solicitou o estudo que agora se publica ao MILObs, Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.