Voltar para as notícias

Media Monsters! A iniciativa da NAMLE para combater os desafios dos media

Dezembro 29, 2020

National Association for Media Literacy Education lançou a iniciativa Stop Media Monters, com o objetivo de alertar o público para os principais desafios da internet. 

O projeto, feito em parceria com a agência creativa Crispin, Porter and Bogusky, teve como preocupação esmiuçar a Literacia para os Media e torná-la apelativa a qualquer público, desde alunos, professores e pais até ao cidadão comum que contacta diariamente com as plataformas digitais.

Ao todo foram criados quatro “monstros”, com diferentes características, que, individualmente, representam os grandes desafios do online.

Headline Hellion | Um turbulento repetidor

Os Headline Hellions são os utilizadores que repetem, comentam ou discutem notícias apenas a partir do título, sem lerem o conteúdo. Desta forma, entram em diálogos, por vezes acesos, sem se aperceberem que se trata, por exemplo, de um artigo satírico, de uma opinião ou antigo.

Muitos títulos são propositadamente chamativos e não apresentam a informação completa sobre um determinado assunto, podendo induzir em erro o leitor que não investigue mais além. 

Mote: Pense antes de repetir. Reúna os factos antes de partilhar conclusões. 

Gullible Giant | Um gigante facilmente enganado

Os Gullible Giants caracterizam-se por acreditarem em tudo o que encontram nas redes sociais ou em anúncios, acabando por não relfetir criticamente sobre a informação. 

É, por isso, importante investigar corretamente sobre cada assunto, pois essa informação pode influenciar a posição que temos sobre um determinado tema ou a nossa escolha durante as eleições, por exemplo. 

Mote: Resista ao clique, não morda o isco.

Scary Share-y | O mais rápido a partilhar conteúdo

Este “media monster” representa os utilizadores que partilham conteúdo mais rápido que a velocidade da luz. São os que divulgam publicações de modo público a pensar num único amigo ou familiar, sem refletir sobre se os restantes contactos da rede irão receber bem o conteúdo. São, também, os que se deparam com algo que os enfurece e partilham rapidamente para chegar ao máximo de pessoas possível.

É importante não esquecer que cada um de nós controla o que partilhamos, onde o fazemos e quem irá contactar com esse conteúdo, por isso, refletir antes de partilhar é essencial. No final, podemos decidir se partilhamos mais ou menos e de forma pública, em grupos de amigos fechados ou através de mensagens privadas.

Mote: Pense e pondere antes de partilhar.

Gobblin’ Goblin | Um íman que apanha tudo

Espreitar o email no telemóvel e, ao fim de 30 minutos, já ter passado por inúmeros sites e redes sociais? Receber notificações a cada segundo de todas as aplicações que tem no telemóvel? Estes são os Gobblin’ Goblins

Não há qualquer problema em consumir diferentes plataformas mediáticas, em especial, se o fizermos de forma consciente. O importante é ter em conta a qualidade e não a quantidade. Afinal, tem muito mais valor um ou dois conteúdos que realmente nos interessem, do que dez, vinte ou trinta que nos são impostos através de feeds, algoritmos ou partilhas em massa.

Mote: As redes sociais nem sempre são sociais, por isso, é saudável fazer uma pequena pausa de vez em quando.

Conheça melhor a campanha