Voltar para as notícias

Livro MIL Cities and MIL Citizens disponível em acesso aberto

Maio 26, 2022

Focada nas cidades enquanto espaços de aprendizagem, interação social e diálogo, a obra MIL Cities and MIL Citizens propõe, ao longo de 13 capítulos, debater a literacia mediática e da informação para lá dos seus espaços habituais. O e-book está disponível aqui, entre os recursos do MILObs.

De acordo com os editores Alton Grizzle, Maarit Jaakkola e Tomás Durán-Becerra, o livro exemplifica a importância de se “construir pontes” (p. 8) entre agentes tradicionais da literacia mediática e da informação, como governos, escolas ou bibliotecas, e atores não tradicionais, tais como os municípios, o setor do entretenimento ou as indústrias de desenvolvimento urbano. “As cidades contemporâneas são em grande medida impulsionadas pela recolha, armazenamento, processamento, disseminação, reprocessamento e redistribuição de informação”, referem os editores (p. 7), acrescentando que, “no essencial, a noção de cidades físicas funde-se com a informação virtual, a comunicação e a ecologia tecnológica”. Os trabalhos apresentados têm como ponto de partida o framework da UNESCO sobre as “Cidades de Literacia Mediática e da Informação”, que enfatiza a importância de se “promover a divulgação criativa do conhecimento” relativo a esta literacia “em todas as formas de atividades da cidade” (p. 3).

A obra MIL Cities and MIL Citizens integra a série de livros anuais da Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue University Network (MILID). “Com base nas experiências da rede global UNESCO-UNAOC Media and Information Literacy and Intercultural Dialog University Network (UNESCO/UNAOC-MILID Network), o objetivo dos Anuários MILID, publicados desde 2013, é reunir académicos e profissionais para discutir questões atuais” relacionadas com a literacia mediática e da informação, referem Alton Grizzle, Maarit Jaakkola e Tomás Durán-Becerra. O yearbook relativo a 2021 contou com colaboração da Universidade de Gotemburgo (Suécia) e da Corporación Universitaria Minuto de Dios – UNIMINUTO (Colômbia).