• Media na Escola
  • Atividades
Logo
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Conceitos e Metodologias
    • Cronologia
  • Políticas
    • Portugal
    • Internacional
      • Declarações
      • Legislação
      • Recomendações
      • Outros
    • Serviço Público de Media
  • Práticas
    • Iniciativas
    • Projetos de ação
    • Formação
    • Partilhe o seu projeto
  • Investigação
    • Projetos MILOBS
    • Projetos com participação MILObs
    • Projetos Externos
    • Investigadores e Formadores
  • Recursos
    • Artigos
    • Atividades
    • Dados
    • Entrevistas/Depoimentos
    • Filmes & Séries
    • Imprensa
    • Infografias
    • Livros
    • Media em Casa
    • Media na Escola
    • Podcasts
    • Relatórios
    • Revistas
    • Sítios online
    • Vídeos
  • Agenda
  • Notícias
  • Inglês
  • Imprimir Página

Literacia Mediática

  • Breve Perspetiva Histórica
  • Conceitos e Metodologias
  • Cronologia

Conceitos e Metodologias

Quem se interessa pelos cruzamentos entre a comunicação, a educação e os media, trabalhados por professores, investigadores ou decisores políticos, irá encontrar uma pluralidade de designações: educação para os media, literacia mediática, educomunicação , literacia digital, pedagogia da comunicação e/ou dos media, literacia da informação e dos media, etc.

Com frequência tais designações precisam de ser culturalmente contextualizadas, porque decorrem de percursos e tradições em que foram enfatizados, em dados momentos, ora os media ora a comunicação; ora os processos formativos ora os seus resultados; ora as tecnologias, ora os conteúdos e efeitos mediáticos, entre outros aspetos.

De um modo genérico, pode dizer-se que a educação para os media pode incluir  o – mas não se reduz ao – uso dos media ou das tecnologias na educação. É, acima de tudo, a aquisição de conhecimentos e competências para aceder, analisar criticamente os diferentes media e comunicar de forma pertinente e criativa, tirando partido deles. De forma mais simples, envolve ler os media e o modo como eles operam (e são operados) na sociedade e, por outro lado, usar os media, comunicando através deles.

Não se trata apenas de adquirir conhecimentos; trata-se também de tomar consciência das motivações das transacções emocionais e afectivas; de se posicionar e adotar comportamentos conscientes e críticos.

A análise das práticas mediáticas; dos conteúdos e das tecnologias; dos interesses e estratégias que se movimentam a montante dos ecrãs é um dos caminhos a seguir para adquirir competências de literacia mediática. É igualmente relevante, para compreender o que se passa no mundo, o acompanhamento da actualidade, dos procedimentos e opções adotados pelos jornalistas, nomeadamente quanto às fontes, à verificação dos factos e à hierarquização e alinhamento das notícias. Nestas matérias, o trabalho comparativo é habitualmente de grande ajuda.

Refira-se ainda que o desenvolvimento da educação para os media pode ser feito, no contexto escolar, seja através de disciplinas específicas, seja através de matérias transversais às disciplinas e áreas disciplinares, quer também em atividades de complemento ou enriquecimento curricular. No estudo das línguas e das linguagens, nas ciências sociais e humanas, nas artes e tecnologias, na filosofia e na história, é possível aproveitar unidades e tópicos dos programas para inscrever os media e as culturas mediáticas.

Há, assim, um leque diversificado de vias, métodos e estratégias para capacitar as pessoas e assim ajudá-las a alfabetizar-se relativamente aos media e à informação.

CECS - Intervenção
  • Quem Somos
    • Apresentação
    • Objetivos
    • Equipa
    • Parceiros
    • UNESCO-UNAOC UNITWIN
    • Contacto
  • Literacia Mediática
    • Conceitos e Metodologias
    • Breve Perspetiva Histórica
    • Cronologia
  • Arquivos
    • Políticas
    • Práticas
    • Formação
    • Investigação
    • Recursos
    • Newsletters
    • Cronologia
    • Notícias
  • Sala Virtual
    • Visitar
  • Siga-nos
Universidade do Minho Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia FCT Blisq Creative

©Universidade do Minho. Todos os direitos reservados. Apoiado pela FCT.