Lançado Fundo Europeu para os Media e a Informação
Abril 5, 2021A Fundação Calouste Gulbenkian associou-se ao Instituto Universitário Europeu, de Florença, para criar um Fundo – o Fundo Europeu para os Media e a Informação – destinado a apoiar projetos de literacia digital e verificação de factos em todos os países europeus (os que integram a União Europeia, mas também os membros da Associação Europeia de Comércio Livre e o Reino Unido).
No seu site, a Fundação Calouste Gulbenkian explica que este fundo irá “atribuir subsídios a investigadores, entidades sem fins lucrativos e outras que se empenham em combater a desinformação e que solicitem apoio para iniciativas de verificação de factos ou de literacia digital. Vai também atribuir bolsas individuais a jovens estudantes, académicos, investigadores e decisores nestas áreas.”
Recorde-se que o Instituto Universitário Europeu (IUE), fundado em 1972, é um reputado centro transnacional de pesquisa e ensino superior que tem no seu seio o Observatório Europeu de Media Digital (EDMO). É o EDMO, integrado na School of Transnacional Governance do IUE, que ficará incumbido das vertentes académica, ética e de avaliação dos projetos submetidos. À Fundação Calouste Gulbenkian caberá a gestão administrativa e financeira do Fundo.
Não foram divulgados valores, mas sabe-se que o Fundo poderá receber a contribuição de outras entidades e doadores sem, no entanto, estar em causa a sua independência.
O objetivo deste Fundo Europeu para os Media e a Informação é dar mais um contributo à luta contra a desinformação, que representa uma séria ameaça à Democracia e constitui um dos maiores desafios da era digital.