
Lançada a edição de 2019 da operação 7 Dias com os Media
Julho 28, 2018O dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, voltará, em 2019, a coincidir com o arranque de mais uma edição do projeto ‘7 Dias com os Media’.
De 3 a 9 de Maio, o Grupo Informal de Literacia para os Media (GILM) desafia os portugueses a pensarem no lugar que os media e as redes sociais ocupam no seu quotidiano.
O texto que lança a iniciativa do GILM (do qual o MILObs faz parte) lança algumas questões que podem servir de base a uma reflexão a ser feita num grupo mais ou menos restrito: “Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?”
Seja em casa, com a família; seja em grupo, com amigos, colegas de trabalho, alunos, membros do mesmo clube ou associação; seja ainda num evento público, o importante é parar para “colocar os media, as tecnologias e as redes sociais como foco das atenções”.
Afinal, lê-se ainda no texto de lançamento da iniciativa, “um número crescente de pessoas – de todas as idades, já não concebe a sua vida desligada da internet e das redes sociais. Vemos tecnologias cada vez mais carregadas de recursos e aplicações; ouvimos promessas que acenam com a facilidade do acesso à informação e à comunicação; lemos notícias e resultados de estudos que mostram que as coisas, com frequência, não são bem assim. Não podemos ignorar que as tecnologias criam possibilidades, mas não asseguram por si que essas possibilidades se tornem realidade.”
Para pensar uma iniciativa a desenvolver no âmbito da operação ‘7 Dias com os Media’ sugerimos que visite o site oficial e o separador Recursos do site do MILObs, onde encontra uma série de materiais que o podem ajudar a ter uma ideia (atividades, filmes, vídeos, livros, sites…).
Convidamo-lo, ainda, a ouvir o programa número 10 do Ouvido Crítico (programa sobre Literacia Mediática da Antena 1), onde são dadas sugestões de como participar nos ‘7 Dias com os Media’.
Caso organize uma atividade, pode divulgá-la no site oficial da iniciativa tendo para tal apenas que preencher um breve formulário.