Voltar para as notícias

Há novos recursos no MILObs

Maio 7, 2024

Um livro que reflete sobre os desafios da inteligência artificial pelo prisma da educação para os media, um relatório que oferece uma janela sobre o mundo online das crianças e três novos números de revistas. Em suma, são estes os novos recursos que pode encontrar na biblioteca do MILObs.

Da autoria de Alexandre Le Voci Sayad, o livro “Inteligência artificial e pensamento crítico: Caminhos para a educação midiática” constata que “a chegada de tecnologias no universo da educação sempre chacoalhou o tradicionalismo que impera entre os muros da escola”. Apesar das resistências ou entusiasmos desmesurados, sustenta o autor que “ante o espanto, o melhor caminho é a compreensão”. A obra está disponível em acesso aberto e pode ser consultada aqui.

Por sua vez, o relatório anual da Ofcom, regulador britânico dos media, destaca que as “crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos têm cada vez mais presença online – um terço utiliza as redes sociais sem supervisão e um número crescente tem perfis pessoais”. As potencialidades da inteligência artificial também são abordadas, já que a “Ofcom assinala planos para desenvolver propostas adicionais sobre a forma como a IA pode ser utilizada para detetar conteúdos ilegais e danos para as crianças”. O relatório completo pode ser acedido aqui.

Por fim, há que destacar três novas edições de revistas que constam no acervo do MILObs: primeiro número do volume 16 do Journal of Media Literacy Education, a edição de abril do Nordic Journal of Digital Literacy e um número temático da revista Comunicar subordinada ao tema “Públicos capacitados e hiper(des)conectados: Atores, contextos, experiências e práticas educomunicativas”.