Há novos recursos no MILObs
Maio 7, 2024Um livro que reflete sobre os desafios da inteligência artificial pelo prisma da educação para os media, um relatório que oferece uma janela sobre o mundo online das crianças e três novos números de revistas. Em suma, são estes os novos recursos que pode encontrar na biblioteca do MILObs.
Da autoria de Alexandre Le Voci Sayad, o livro “Inteligência artificial e pensamento crítico: Caminhos para a educação midiática” constata que “a chegada de tecnologias no universo da educação sempre chacoalhou o tradicionalismo que impera entre os muros da escola”. Apesar das resistências ou entusiasmos desmesurados, sustenta o autor que “ante o espanto, o melhor caminho é a compreensão”. A obra está disponível em acesso aberto e pode ser consultada aqui.
Por sua vez, o relatório anual da Ofcom, regulador britânico dos media, destaca que as “crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos têm cada vez mais presença online – um terço utiliza as redes sociais sem supervisão e um número crescente tem perfis pessoais”. As potencialidades da inteligência artificial também são abordadas, já que a “Ofcom assinala planos para desenvolver propostas adicionais sobre a forma como a IA pode ser utilizada para detetar conteúdos ilegais e danos para as crianças”. O relatório completo pode ser acedido aqui.
Por fim, há que destacar três novas edições de revistas que constam no acervo do MILObs: primeiro número do volume 16 do Journal of Media Literacy Education, a edição de abril do Nordic Journal of Digital Literacy e um número temático da revista Comunicar subordinada ao tema “Públicos capacitados e hiper(des)conectados: Atores, contextos, experiências e práticas educomunicativas”.