
“Estado da Educação 2020” sublinha o lugar dos media na educação em tempo de pandemia
Fevereiro 7, 2022O relatório “Estado da Educação 2020”, editado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), já se encontra disponível para leitura. Em quatro partes, o documento que apresenta e discute, a cada ano, indicadores e testemunhos sobre a evolução do ensino em Portugal, destaca na mais recente edição o impacto da pandemia por Covid-19 na educação.
Na introdução ao relatório, a presidente do CNE sustenta que a pandemia não se transformou em “pandemónio” no que diz respeito à educação, apesar das dificuldades sentidas. De acordo com Maria Emília Brederode Santos, se, por um lado, o fecho das escolas e a reconversão para um ensino à distância evidenciaram a subsistência e o desenvolvimento de novas desigualdades, por outro lado, também sublinharam a capacidade existente para a adaptação às dificuldades e a importância social dos diferentes atores escolares. Os media são destacados por diversas ocasiões.
No texto introdutório, Maria Emília Brederode Santos realça a utilidade dos meios digitais, mas também da televisão, na consumação de um ensino em tempo de pandemia, esperando que a sua utilização generalizada abra a porta para uma presença para lá do uso meramente instrumental. Isto é, que a educação com os media seja, também, uma educação para os media. De acordo com a presidente do CNE, as tecnologias e os media digitais são recursos que devem “ser colocados ao serviço da democratização da educação e de uma pedagogia autonomizadora”, para além de implicarem “a promoção da literacia digital e mediática já hoje indispensável”.
Na primeira parte de quatro partes do relatório são apresentados diferentes indicadores sobre o estado da educação. Na segunda parte encontra-se o resumo das conclusões do estudo do CNE “Educação em tempo de pandemia: Problemas, respostas e desafios das escolas”. Nas partes III e IV são publicados diferentes testemunhos e reflexões sobre a pandemia e a educação. O relatório editado em 2021 e as edições anteriores estão disponíveis aqui.