Especialistas em Educação apontam dificuldades do ensino online durante a pandemia
Março 12, 2021Um dos maiores desafios originados pela pandemia da COVID-19 verificou-se, sem dúvida, ao nível do ensino. Num espaço de semanas, alunos e professores, do pré-escolar ao ensino superior, tiveram que se adaptar a uma escola online a partir de casa e, se por um lado, houve quem conseguisse enquadrar-se nesta realidade, em muitos casos a transição serviu para acentuar dificuldades e desigualdades pré-existentes.
O projeto europeu ySKILLS entrevistou especialistas no campo da Educação em seis países (Portugal, Estónia, Finlândia, Alemanha, Itália e Polónia) sobre esta problemática, sendo através do blog da London School of Economics and Political Science que nos chegam as principais opiniões.
“Esta crise tornou claro que alguns estudantes estão a ter problemas e estão a ser deixados para trás”.
(Especialista em Educação, Estónia)
“Em muitos casos, os pais tornaram-se professores. Embora nem todos consigam ensinar, muitas responsabilidades e tarefas são impostas aos pais”.
(Especialista em Educação, Portugal)
“É visível o quanto as crianças precisam de apoio, o quanto querem ver-se e falar uns com os outros […]. Observámos níveis elevados de stress e ansiedade tanto nos estudantes como nos pais”.
(Especialista em Educação, Polónia)
“As crianças são forçadas a passar muitas horas por dia em frente aos ecrãs”.
(Especialista em Educação, Portugal)
“Esta crise mostrou a desigualdade de meios na área da Educação, mas também a resiliência para responder, num curto período de tempo, às dificuldades reportadas pelas escolas”.
(Especialista em Educação, Portugal)