Escutar as crianças e os jovens: implicações pedagógicas e metodológicas para a Literacia Mediática
Junho 3, 2024Seminário MILObs e bYou, 11 de junho de 2024, 15h, ZOOM
SINOPSE
O direito das crianças a serem ouvidas está consagrado na Convenção dos Direitos da Criança como um valor fundamental (artigo 12.º), estabelecendo-se no Comentário Geral n.º 12 (2009) as condições para a sua implementação. Este direito tem tido um grande alcance social e cultural, com repercussões no domínio da ação e da investigação com crianças.
Na 4.ª e última sessão do ciclo de seminários “Presente e futuro da literacia mediática: contributos para uma nova agenda”, debatemos o significado e a importância de escutar as crianças e os jovens, apontando as suas implicações pedagógicas e metodológicas no trabalho de Literacia Mediática. O seminário conta com intervenções de Sara Pereira (MILObs/bYou/CECS) e Daniel Brandão (bYou/CECS) e moderação de Manuel Pinto (MILObs/CECS).
Para esta discussão trazemos alguns resultados do projeto bYou, financiado pela FCT, baseados na escuta, em grupos focais, de 390 crianças e jovens com idades entre os 11 e os 18 anos, sobre temas como os media, a participação e os seus interesses e preocupações. A partir das suas próprias vozes, analisaremos as razões que incentivam ou, pelo contrário, inibem a manifestação das suas opiniões e a sua participação. Olharemos também para a campanha “Expressa-te” e para o Mural Digital bYou, enquanto iniciativas que pretendem escutar e dar voz aos mais jovens.
As inscrições podem ser feitas aqui.