All Posts

Versão revista do Referencial de Educação para os Media já disponível

December 7, 2023

Os coordenadores do MILObs, Sara Pereira e Manuel Pinto, em conjunto com Eduardo Jorge Madureira, empreenderam uma atualização do Referencial de Educação para os Media, cuja primeira edição remontava a 2014. A versão revista acaba de ser publicada pela Direção-Geral da Educação/Ministério da Educação e encontra-se disponível aqui, entre os recursos do MILObs.

De acordo com o documento orientador de práticas de educação para os media em contexto escolar, o referencial apresenta uma “natureza flexível, pode ser usado em contextos formais, não-formais ou informais, no seu todo ou em parte, em particular” no componente de Cidadania e Desenvolvimento. Vocacionado para todos os ciclos de ensino, da educação pré-escolar ao ensino secundário, o Referencial de Educação para os Media agora publicado está estruturado em função de oito grandes temas (apresentando, ainda, diversos subtemas):

  • Media, informação e atualidade;
  • Tipos e linguagens dos media;
  • Acesso, usos e práticas mediáticas;
  • Criação, produção e participação;
  • Liberdade e ética;
  • Ficção e entretenimento;
  • Propaganda, publicidade e marcas;
  • Empresas e profissionais.

De acordo com Sara Pereira, Manuel Pinto e Eduardo Jorge Madureira, “para cada tema e subtema foram definidos objetivos e descritores de desempenho, pressupondo uma abordagem progressiva da educação pré-escolar aos ensinos básico e secundário”. Os autores acrescentam que “os descritores de desempenho integram um conjunto de conhecimentos, capacidades, atitudes, valores e comportamentos adequados aos objetivos e à concretização da aprendizagem pretendida”, procurando, deste modo, incentivar e balizar a aplicação do Referencial de Educação para os Media.

O documento conta, também, com uma discussão de estratégias de abordagem curricular, bem como com um glossário de termos úteis e sugestões de leitura que permitem aprofundar as preocupações a tratar no desenvolvimento de níveis de literacia mediática.