All Posts

Understanding The Everyday Digital Lives of Children and Young People: novo livro disponível

September 6, 2024

“Como é que as crianças e jovens são afetadas pelas transformações tecnológicas na sua vida quotidiana?” – foi com base nesta questão de investigação que o projeto europeu DigiGen desenvolveu diferentes trabalhos com os públicos mais novos dos media (dos 5 aos 18 anos), em sete países diferentes (Áustria, Estónia, Alemanha, Grécia, Noruega, Roménia e Reino Unido). O livro “Understanding The Everyday Digital Lives of Children and Young People”, editado por Halla Holmarsdottir, Idunn Seland, Christer Hyggen e Maria Roth, apresenta alguns dos resultados já constados. Encontra-se disponível em acesso aberto aqui, entre os recursos do MILObs.   

De acordo com a editora, o livro “apresenta um retrato aprofundado da utilização e do impacto das tecnologias digitais por alunos”, sendo este “enquadrado pela teoria dos sistemas ecológicos e situado em quatro domínios: casa, tempos livres, educação e participação cívica”. O objetivo da obra “é lançar luz sobre os efeitos benéficos e prejudiciais da tecnologia digital, partindo da perspetiva de que as crianças são agentes ativos com capacidade para acentuar os aspetos positivos da à utilização da tecnologia digital e ultrapassar os desafios comuns que inibem a competência digital, com o apoio das partes interessadas na educação”.

O livro encontra-se dividido em três partes distintas: (1) De perspetivas estabelecidas a novas perspetivas sobre a utilização da tecnologia digital por crianças e jovens; (2) “Explorar a agência e o bem-estar nas vidas digitais quotidianas”; e (3) “Uma nova resposta ao risco e à vulnerabilidade: influenciar a política social na era digital”. Nele escrevem 35 autores.