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Um currículo para desenvolver a literacia mediática e da informação, pela UNESCO

March 21, 2023

“A resposta à desinfodemia requer uma combinação de competências ligadas à informação, aos media e ao digital”, refere a UNESCO a propósito do evento que, em 2021, assinalou o lançamento de um currículo para o desenvolvimento da literacia mediática e da informação. Ao texto em inglês, intitulado Media and information literate citizens: think critically, click wisely!, juntou-se recentemente a tradução francesa, editada em 2023 (antes já disponível em albanês, russo e turco). As edições em língua inglesa e francesa estão disponíveis aqui, entre os recursos do MILObs.

O documento está dividido em 14 módulos, abrangendo questões conceptuais, mas também questões aplicadas, em torno de temas como as audiências, a publicidade ou a inteligência artificial. Deste modo, o currículo apresenta “um quadro de competências de literacia mediática e da informação e oferece a educadores e estudantes sugestões pedagógicas estruturadas”, refere o sumário do texto (p. v). Adiante acrescenta-se que “ao reunir competências relacionadas com conteúdos, fornecedores de conteúdos e tecnologias de produção e difusão” de informação, o texto em questão “apresenta uma abordagem holística da literacia que é necessária para a vida e para o trabalho, atualmente” (p. 51).

Editado por Alton Grizzle, Carolyn Wilson, Dorothy Gordon, este documento publicado sob a égide da UNESCO está disponível em acesso aberto, com uma licença CC-BY-SA 3.0 IGO.