All Posts

TikTok e Polígrafo lançam campanha de literacia mediática

December 2, 2024

Uma rede social e um órgão de comunicação social dedicado à verificação de factos juntaram esforços para a promoção da literacia mediática. O TikTok anunciou o lançamento de uma campanha em parceria com o Polígrafo que “inclui várias funcionalidades interativas e recursos dentro da [primeira] plataforma, especificamente desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos”.

A aplicação dedicada a vídeos curtos destaca quatro elementos-chave da campanha:

  • Um espaço com conselhos de verificação de factos, “que fornece aos utilizadores orientações para avaliar a credibilidade dos vídeos, com dicas para distinguir entre conteúdo factual e enganador”;
  • Cinco vídeos, com a chancela do Polígrafo, que “abordam competências essenciais para a literacia mediática, que incluem métodos de verificação de factos, identificação de narrativas que tendem a propagar informação falsa, análise das fontes de informação e manutenção da vigilância contra a desinformação”;
  • Uma campanha publicitária na aplicação, de modo a aumentar o alcance destes esforços de promoção da literacia mediática;
  • Alertas de desinformação, ativados “quando os utilizadores pesquisarem temas frequentemente associados” a este fenómeno e que remetem os públicos para “conteúdos relevantes de literacia mediática”.

Nota ainda o TikTok que “parar, pensar e verificar são os três passos essenciais para formar utilizadores informados” e que “a desinformação e os vídeos que a propagam geralmente têm o objetivo de provocar fortes reações emocionais”. Colocando a tónica nos “utilizadores informados [que] são o antídoto mais poderoso contra a desinformação”, a aplicação não refere eventuais mudanças nos algoritmos relativas ao (des)favorecimento dos conteúdos que suscitam estas mesmas emoções e geram mais métricas para as plataformas.