Seminário para pensar “A Voz dos Jovens e os Media”
November 19, 2019Completam-se este mês 30 anos sobre a aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), que diz respeito a todas as pessoas com idade até aos 18 anos. Esse diploma, aprovado por unanimidade pelas Nações Unidas, foi ratificado pelo Estado Português em 21 de novembro de 1990, adquirindo, por esse ato, força legal no nosso sistema jurídico.
O Observatório sobre Literacia Mediática pretende, neste 30º aniversário, abrir uma linha de ação centrada nos direitos de participação, em particular no que diz respeito às liberdades de pensamento, expressão, comunicação, direito a auscultação, reunião e manifestação.
Para tal, decidiu promover um encontro de várias instituições portuguesas para quem os media e as redes sociais podem ser um foco e tema de atenção ou um recurso e meio para as suas actividades, orientadas para a educação para a cidadania e a participação.
Com o intuito de facilitar o interconhecimento de instituições interessadas, e com trabalho desenvolvido, neste âmbito e na perspetiva de pensar iniciativas conjuntas, vai realizar-se nesta quinta, 21 de novembro, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Seminário “A voz dos jovens e os media”. Para já, estão confirmadas as presenças de representantes de organismos como o Instituto de Apoio à Criança, a Rádio ZigZag ou a Rede Inducar.
O seminário terá na agenda os seguintes tópicos:
– 14h00-15h15 – Breve apresentação de cada instituição focada na vertente da participação e da voz dos jovens;
– 15h15-16h00 – Partilha de preocupações e projectos de cada participante;
– 16h00-17h15 – Interesse de possíveis iniciativas ou parcerias, incluindo o papel que o MILOBS pode desempenhar.
Imagem: Pexels