All Posts

Seis boas práticas para rebater a desinformação

February 2, 2022

No meio da desinformação online, que também pode ser partilhada por familiares ou amigos, é possível fazer ouvir a nossa voz sem criar um confronto, defende o The News Literacy Project. Numa infografia agora disponibilizada pelo MILObs, o projeto oriundo dos EUA apresenta seis boas práticas para rebater informação falsa ou imprecisa.

De acordo com o The News Literacy Project, ser cortês e manter a cordialidade mesmo quando o debate arrisca tornar-se mais agressivo é um bom primeiro passo para contrariar a desinformação. Investigar, procurar compreender de onde provêm as posições dos outros, apresentar factos e ser paciente são também elementos fundamentais para um debate saudável. Por fim, perceber o contexto da discussão, se público ou privado, também é apontado como crucial para que a intervenção de cada um não resulte num confronto.

No MILObs, a sexta atividade do Media na Escola também procura promover a importância do debate saudável, a partir das notícias. Tanto a infografia como a atividade estão disponíveis entre os vários Recursos do MILObs.