All Posts

Regulador britânico dos media define passos para a promoção da literacia mediática online

December 16, 2021

A Ofcom, entidade reguladora dos meios de comunicação do Reino Unido, publicou um relatório com as prioridades para a sua intervenção no âmbito da literacia mediática online. A instituição destaca a importância de se assegurar o acesso e a participação, em segurança, aos meios digitais.

No documento que marca o relançamento do programa de promoção da literacia mediática online, a Ofcom destaca a necessidade de atuar em cinco domínios:

  • Envolver quem já está a trabalhar na área, reconhecendo o esforço do mais vasto setor ligado à literacia mediática no Reino Unido.
  • Iniciar projetos junto de públicos com menores níveis de competência de literacia mediática, reconhecendo a existência de desigualdades nos usos seguros, capazes e críticos dos meios online.
  • Estabelecer boas práticas na conceção de conteúdos, envolvendo os criadores e as plataformas digitais.
  • Contribuir para avaliar os resultados de diversas iniciativas de educação para os media realizadas por várias entidades que não a Ofcom.
  • Continuar a investigar, com os próprios meios da entidade reguladora, a evolução do setor da literacia mediática britânico.

O documento pode ser consultado aqui.