Ouvido Crítico 103: Jornada de luto, memória e esperança
A pandemia da COVID-19 deixou uma marca profunda, não só em Portugal (que nos é mais próximo), mas em todo o mundo. Foram milhões os cidadãos afetados direta ou indiretamente pelos efeitos do vírus. Se, por um lado, o confinamento obrigatório separou famílias e amigos, por outro, colocou muitas vidas em perigo e, infelizmente, muitos não resistiram.
Neste sentido, um grupo de 100 cidadãos propôs uma iniciativa cívica – que já mereceu o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – de homenagem a todas as vítimas da COVID- 19 e aos seus familiares e amigos. Entre 22 e 24 de outubro, decorre, um pouco por todos os setores de atividade, a Jornada de Luto, Memória e Esperança. Este movimento tem uma plataforma online que convida qualquer cidadão ou entidade a organizar, inscrever e divulgar a sua própria iniciativa de homenagem, desde plantação de árvores, vigílias ou minutos de silêncio, por exemplo.
Manuel Pinto, coordenador do MILObs e um dos 100 cidadãos organizadores desta jornada, está em estúdio para apresentar este movimento de solidariedade.
Semanalmente, às terças, depois das 15h30, os microfones da Antena 1 captam o outro lado dos media. Falam-nos sobre o que está por trás das mensagens que diariamente nos chegam através dos mais diversos meios de comunicação, desafiam-nos a pensar nos media a partir de vários pontos de vista: de que modo representam a realidade? Que poder exercem na forma como vemos o mundo? Como estamos a consumi-los?
Muitas perguntas e algumas respostas num programa de educação para os media que põe em sintonia a Antena 1 e o MILObs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Manuel Pinto, Sara Pereira e Joana Fillol, com apresentação de Noémia Gonçalves
12 de outubro de 2021
- Ouvido Crítico - 103