Back

Livro – Frida Khalo

A biografia de Frida Kahlo é sucinta, mas plena de informação detalhada sobre a sua vida e a forma como esta se entreteceu com a sua arte: da necessidade de alargar o seu mundo quando recuperava do terrível acidente que lhe condicionaria a vida para sempre à biografia emocional que veio a construir.
O discurso é simples e direto, sem esconder factos que muitos poderiam considerar desnecessários tendo em conta o público a que se destina. Assim como a relação com o pai aparece como um dos grandes motores para a sua sensibilidade, também a tortuosa relação com o pintor Diego Rivera consta da narrativa, sem eufemismos ou romantismos distorcidos.
A ilustração, por seu turno, funciona como momento de respiração destacando e tornando mais claros os elementos narrativos. Os elementos simbólicos da sua pintura, assim como a autorrepresentação, também marcam forte presença no livro. A cronologia que se segue à narrativa baliza a vida desta mulher em tudo singular e o glossário final é de grande auxílio para a interpretação de novos termos a que a escritora não se furta.

Isabel Thomas

Uma sugestão do Plano Nacional de Leitura

2019

Fábula