Portugal em 14.º lugar em índice internacional de literacia mediática
July 12, 2023Em destaque na liberdade de imprensa e prejudicado por baixos níveis de participação online e confiança interpessoal: Portugal ocupa a 14.ª posição do Índice Expandido de Literacia Mediática, em 2023, promovido pelo Open Society Institute (Sófia, Bulgária). Numa escala de 0 a 100, Portugal obteve 60 pontos (ficando em 12.º lugar entre as nações europeias contempladas). O ranking é liderado pelos países nórdicos, com a Finlândia na posição cimeira (74 pontos).
São quatro as dimensões que compõe o índice em causa (alargado a um total de 47 países, incluindo não-europeus, como a Austrália, Canadá, Coreia do Sul, EUA, Israel e Japão): liberdade de imprensa, educação, confiança interpessoal e participação online. No caso português, os valores relativos à liberdade de imprensa, aferida com base em dados da Freedom House e Repórteres sem Fronteiras, são o destaque mais positivo: Portugal ocupa a 7.ª posição nesta dimensão, em linha com os países mais bem classificados no ranking geral. Contudo, o cenário inverte-se no que diz respeito à participação online (entre utilizadores das TIC e face aos decisores políticos) e à confiança interpessoal (por oposição a, por exemplo, crença em teorias conspirativas e desconfiança nos outros e nas instituições), indicadores em que ocupa a 37.ª e 35.ª posições, respetivamente. A avaliação da dimensão educação (avaliação PISA e frequência do ensino secundário) coloca Portugal na metade superior da tabela (21.º lugar).
Desenvolvido desde 2017, o Índice Expandido de Literacia Mediática pode ser consultado aqui, entre os recursos do MILObs.