All Posts

‘Põe a tua Escola no Mapa’ é a nova iniciativa do Público na Escola

April 22, 2021

O projeto de educação para os media e de promoção do jornalismo escolar Público na Escola lançou esta semana o programa ‘Põe a Tua Escola no Mapa”.

De duas em duas semanas, as coordenadoras do Público na Escola, Bárbara Simões e Luísa Gonçalves, convidam os protagonistas de um jornal escolar para uma conversa que é transmitida na plataforma de vídeo do jornal Público.

Na primeira emissão do programa, que pode ser vista aqui, esteve em destaque o jornal de Évora Horta das Notícias, produzido no Agrupamento de Escolas Severim de Faria.

A falar sobre este jornal escolar, vencedor do Concurso Nacional de Jornais Escolares na categoria relativa ao 1.º ciclo do ensino básico, estiveram um aluno/jornalista (Breno Pessoa), uma professora (Ilda Coelho) e um encarregado de educação (Fernando Moital).

O programa permite conhecer a história do jornal, como ele é feito, o impacto que a sua produção tem nas crianças e na própria escola, os projetos para o futuro. O ‘Põe a tua Escola no Mapa’ dá ainda a oportunidade aos jovens colaboradores do jornal convidado  de colocarem uma questão para ser respondida por um jornalista do Público, numa rubrica intitulada ‘Pergunta que o jornalista responde’.

“Porque é que as crianças não podem fazer algumas coisas nos jornais (dos grandes)?” foi a primeira questão a ser lançada, por Duarte Aleixo. A resposta foi dada, desta vez, pelo próprio diretor do Público, Manuel Carvalho.

O ‘Põe a tua Escola no Mapa’ acontece às terças-feiras às 15 horas, de quinze em quinze dias, o que significa que a próxima emissão terá lugar no dia 4 de maio. As emissões ficam, no entanto, disponíveis para visualização posterior na página de YouTube do jornal Público.