
Literacia mediática e da informação aplicada à inteligência artificial: um relatório com chancela da UNESCO
March 20, 2024Da autoria de Divina Frau-Meigs, o documento “User empowerment through Media and Information Literacy responses to the evolution of Generative Artificial Intelligence (GAI)” discute “a forma como as partes interessadas podem aplicar a perspetiva da literacia mediática e da informação à inteligência artificial/inteligência artificial generativa (IA/GAI), a fim de abordar os seus riscos e oportunidades nas ecologias digital e da formação” (p. 3). Encontra-se disponível em acesso aberto, nos recursos do MILObs.
Segunda a investigadora francesa, a literacia mediática e da informação é particularmente útil por “destacar a importância da aprendizagem e do treino” (p. 4), mesmo (ou sobretudo) quando as ferramentas de IA/GAI à disposição aparentam ser simples de usar e acessíveis a todos. Ainda de acordo com Frau-Meigs, a própria literacia mediática e da informação deve evoluir, no sentido de acomodar uma literacia para a inteligência artificial que vá para lá do uso dos instrumentos e, por isso, de reconhecer a premência das transliteracias.
O relatório, publicado sob a chancela da UNESCO, está disponível também em língua francesa.