All Posts

Inscrições para Concurso Nacional de Jornais Escolares até 31 de Maio

February 20, 2023

Está em curso a primeira fase de candidatura ao Concurso Nacional de Jornais Escolares, dinamizado pelo projeto Público na Escola. Até 31 de maio, todos os jornais de agrupamento, escola ou turma podem registar-se nesta iniciativa que promove e celebra a educação para os media.

Ao todo, o Concurso Nacional de Jornais Escolares tem 9000 euros em prémios para distribuir, em função das diferentes categorias da iniciativa. “Voltam a ser distinguidos os melhores jornais de cada categoria: Jornal de Agrupamento e Jornal de Escola (ou turma). Além destes, serão atribuídos seis prémios especiais”, menciona o Público. Estes seis prémios irão destacar a melhor reportagem, a melhor design gráfico, o melhor trabalho de ciência e o melhor trabalho de cultura, para além de incluírem o Prémio Incentivo e o Prémio 25 de Abril (para o melhor trabalho sobre a liberdade). Depois desta primeira fase de registo, segue-se “o envio das publicações para avaliação, [que] decorre de 1 de junho a 15 de julho”, segundo o Público. Os candidatos devem conseguir “apresentar duas edições do ano letivo corrente ou publicações online atualizadas”, refere o Público, sublinhando que são elegíveis jornais impressos e/ou digitais.

O Público na Escola é um projeto do jornal Público, sendo realizado em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação Belmiro de Azevedo. O regulamento do Concurso Nacional de Jornais escolares está disponível aqui.