All Posts

Infografia lembra a importância de questionar o viés de confirmação e o raciocínio motivado no contacto com a informação

July 22, 2022

A tendência para aceitarmos o que confirma as nossas crenças e para procurarmos desenvolver estratégias enviesadas para reforçar aquilo em que já acreditamos está em destaque numa nova infografia do The News Literacy Project. Isto é, neste recurso distingue-se o viés de confirmação e o raciocínio motivado.

De acordo com o The News Literacy Project, “as pessoas sentem geralmente que as suas opiniões são racionais e cuidadosamente consideradas. Mas na realidade, somos todos vulneráveis a uma série de preconceitos cognitivos que distorcem a nossa compreensão do mundo que nos rodeia”. Como se refere na infografia, este facto tem consequências “na forma como as pessoas compreendem as notícias. É uma das razões pelas quais todos pensam que «os media» são enviesados, mas quase ninguém acredita que a cobertura noticiosa é enviesada a seu favor”.

Abrandar, ser honesto e reconhecer as limitações de cada um são as estratégias sugeridas para questionar o viés de confirmação e o raciocínio motivado e, como consequência, promover a literacia para as notícias. Conheça e distinga ambos os conceitos aqui, entre os recursos do MILObs.