All Posts

Importância da imparcialidade no Jornalismo é a base de um novo estudo internacional

October 28, 2021

Um estudo da consultora JV Consulting, encomendado pelo Instituto Reuters para o Estudo de Jornalismo, da Universidade de Oxford, analisa a importância dada pelo público à imparcialidade das notícias. 

A investigação, conduzida no Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Brasil, teve como principais objetivos entender a relevância atribuída à imparcialidade em cada um dos países, tendo em conta o seu contexto político, económico e social, explorar a perceção que o público tem das diferenças entre notícias e opiniões e avaliar a relação entre a imparcialidade a confiança nos meios de comunicação. 

Dentro das principais conclusões retiradas, a equipa revela que, de uma maneira geral, as audiências dos quatro países preocupam-se com a imparcialidade dos meios de comunicação por considerarem fundamental para definir e elaborar as notícias.

Por outro lado, o público também dá valor a artigos de opinião, desde que corretamente contextualizada, analisada e argumentada. Segundo o estudo, após conhecerem os factos de forma imparcial, os participantes admitem procurar diferentes perspetivas sobre o tema, de maneira a formarem as suas próprias opiniões, mediante os argumentos apresentados.

Em todos os países analisados, a equipa verifica um consenso de que os novos formatos digitais, como as redes sociais, estão mais vulneráveis a vieses, muito por culpa dos algoritmos que personalizam o conteúdo para o utilizador, impedindo-o de contactar facilmente com perspetivas diferentes. 

Existe, também, a noção de que o risco de imparcialidade aumenta, ou diminui, de acordo com o contexto de cada país. No caso do Reino Unido e da Alemanha, a existência de um serviço público pressupõe um elevado grau de imparcialidade por parte dos meios de comunicação. Já nos Estados Unidos, por exemplo, é quase impensável a ideia de um jornal, rádio ou canal televisivo não apresentar uma tendência partidária. 

O estudo foi publicado este mês e está disponível integralmente aqui.