
Há novos recursos no MILObs
November 7, 2023Uma revista, um relatório e um livro: são três os novos recursos no arquivo do MILObs. Todos apresentam temáticas atuais e de relevo para se discutir os desafios e oportunidades enfrentados pela educação e literacia para os media.
O novo número do Nordic Journal of Digital Literacy (volume 18, n.º 3) conta com cinco artigos, todos em acesso aberto. Quatro dos textos debruçam-se sobre questões que relacionam explicitamente a literacia digital com a educação e/ou os sistemas de ensino.
O relatório Public Service Media Strengthening Media Literacy, editado pela European Broadcasting Union em outubro deste ano, “apresenta uma panorâmica das atividades de literacia mediática dos meios de comunicação de serviço público e da indústria mediática em geral. Dá a conhecer os principais regulamentos e atividades em matéria de literacia mediática e perspetiva o futuro deste complexo tema de serviço público”. O acesso ao documento está condicionado a registo.
Pelo contrário, o livro Audiovisual Content for Children and Adolescents in Scandinavia: Production, Distribution, and Reception in a Multiplatform Era encontra-se em acesso aberto no MILObs. Editado por Pia Majbritt Jensen, Eva Novrup Redvall e Christa Lykke Christensen e publicado pela NORDICOM, a obra de 2023 “oferece aos leitores novos conhecimentos sobre a forma como os distribuidores, produtores e criativos dos meios de comunicação social escandinavos – e o seu público jovem – agem face” a uma ecologia dos media multiplataforma.