All Posts

EUA e Canadá assinalam semana da literacia mediática entre 23 e 27 de outubro

September 21, 2023

Realçar o papel literacia mediática a partir de componentes-chave do conceito. É este o objetivo da semana da literacia mediática, que se assinala entre 23 e 27 de outubro de 2023, tanto no Canadá como nos Estados Unidos da América.

No caso canadiano, dinamizado pelo MediaSmarts, as dimensões uso, compreensão, envolvimento, acesso e, sobretudo, a verificação da informação online dão o mote a uma semana que junta “escolas, bibliotecas, museus e grupos comunitários” na organização de eventos e atividades. Também nos EUA são cinco os componentes que serão destacados diariamente na semana da literacia mediática local: falamos das capacidades de aceder, analisar, avaliar, criar e agir. Estes dias partilham o propósito mostrar o trabalho de centenas de educadores e organizações de literacia mediática norte-americanos.

A Media Literacy Week dos EUA é organizada pela NAMLE, tendo sido inspirada na congénere canadiana MediaSmarts.