All Posts

Estudo “Jovens canadianos num mundo ligado” publica relatório focado na necessidade de literacia mediática e da informação

May 30, 2023

A partir de inquéritos a mais de mil jovens do Canadá, o relatório “Jeunes Canadiens dans un monde branché, phase IV : Éducation aux médias numériques et cybercitoyenneté” apresenta as práticas e as questões mais prementes entre este público dos media digitais. Em destaque estão as necessidades que os jovens disseram sentir a propósito do desenvolvimento da sua literacia digital e mediática.

De acordo com o relatório, cerca de 82% dos inquiridos asseguraram querer ter a certeza de que estão a aceder a informações de sites fiáveis. Para além disto, quatro em cada 10 jovens afirmaram querer aprender a encontrar e a verificar informações e três em cada dez asseguram nunca ter aprendido sobre algoritmos. Alias, os pais e professores foram caracterizados pela maioria (65%) como mais conhecedores sobre as tecnologias digitais do que os próprios jovens.

Segundo o Centro Canadiano para a Educação para os Media e Literacia Digital, HabiloMédias, que realiza o estudo “Jeunes Canadiens dans un monde branché”, “saber mais sobre a forma como os jovens navegam online e participam em espaços virtuais dá-nos uma ideia da sua capacidade de participar ativa e positivamente” enquanto cibercidadãos. A mesma instituição acrescenta que “este relatório também confirma a necessidade de uma estratégia nacional para dar prioridade à educação para os media digitais” no Canadá.

O estudo “Jeunes Canadiens dans un monde branché” decorre deste 1999, tendo já abrangido mais de 20 mil pais, professores e alunos. Atualmente está na sua quarta fase. O relatório “Éducation aux médias numériques et cybercitoyenneté” está disponível aqui, entre os recursos do MILObs.