All Posts

“Estado da Educação 2020” sublinha o lugar dos media na educação em tempo de pandemia

February 7, 2022

O relatório “Estado da Educação 2020”, editado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), já se encontra disponível para leitura. Em quatro partes, o documento que apresenta e discute, a cada ano, indicadores e testemunhos sobre a evolução do ensino em Portugal, destaca na mais recente edição o impacto da pandemia por Covid-19 na educação.

Na introdução ao relatório, a presidente do CNE sustenta que a pandemia não se transformou em “pandemónio” no que diz respeito à educação, apesar das dificuldades sentidas. De acordo com Maria Emília Brederode Santos, se, por um lado, o fecho das escolas e a reconversão para um ensino à distância evidenciaram a subsistência e o desenvolvimento de novas desigualdades, por outro lado, também sublinharam a capacidade existente para a adaptação às dificuldades e a importância social dos diferentes atores escolares. Os media são destacados por diversas ocasiões.

No texto introdutório, Maria Emília Brederode Santos realça a utilidade dos meios digitais, mas também da televisão, na consumação de um ensino em tempo de pandemia, esperando que a sua utilização generalizada abra a porta para uma presença para lá do uso meramente instrumental. Isto é, que a educação com os media seja, também, uma educação para os media. De acordo com a presidente do CNE, as tecnologias e os media digitais são recursos que devem “ser colocados ao serviço da democratização da educação e de uma pedagogia autonomizadora”, para além de implicarem “a promoção da literacia digital e mediática já hoje indispensável”.   

Na primeira parte de quatro partes do relatório são apresentados diferentes indicadores sobre o estado da educação. Na segunda parte encontra-se o resumo das conclusões do estudo do CNE “Educação em tempo de pandemia: Problemas, respostas e desafios das escolas”. Nas partes III e IV são publicados diferentes testemunhos e reflexões sobre a pandemia e a educação. O relatório editado em 2021 e as edições anteriores estão disponíveis aqui.