All Posts

ESCS com cátedra UNESCO em “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania”

September 10, 2024

Conjugar investigação e educação para “desenvolver as competências fundamentais para comunicar e compreender criticamente o mundo, resistindo à polarização e aos estereótipos, ao mesmo tempo que encurta o fosso participativo que impede que cidadãos empenhados e bem informados possam agir livremente em plenos direitos e deveres”. É desta forma que a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa, apresenta a cátedra UNESCO em “Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania” recentemente aprovada.

Coordenada por Fernanda Bonacho (chair) e João Abreu (co-chair), a proposta agora em vigor destaca os desafios suscitados pela “digitalização sem precedentes da comunicação e, embora os benefícios dos media digitais sejam inegáveis, o seu uso indiscriminado e acrítico trouxe desinformação, notícias falsas, ódio e intolerância, ameaçando a sustentabilidade de sociedades tolerantes, inclusivas e democráticas, onde a cidadania plena é um direito e um dever”. É neste sentido que importa desenvolver formas de literacia mediática e de cidadania com base no conhecimento também adquirido em instituições de ensino superior e investigação.

Segundo a UNESCO, o programa de cátedras visa “o desenvolvimento de competências nas instituições de ensino superior e investigação mediante o intercâmbio e a partilha do saber em prol de um espirito de solidariedade internacional”. A rede de cátedras existente pode ser consultada aqui.