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Dimensão tecnológica em evidência entre as competências de literacia mediática de jovens portugueses

September 7, 2022

O projeto europeu EduMediaTest avaliou os níveis de literacia mediática de 2636 jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Segundo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que coordenou a aplicação do estudo em Portugal, os inquiridos obtiveram uma pontuação média de 14,45 pontos em 60,5 possíveis, revelando maiores dificuldades em questões associadas à compreensão e análise dos media e melhores resultados a propósito dos usos dos meios ao seu dispor.

A avaliação dos níveis de literacia mediática pelo projeto EduMediaTest assentou em 43 questões/exercícios baseados em seis dimensões oriundas no trabalho do investigador Joan Ferrés: estética, ideologia, linguagem, produção e difusão, receção e tecnologia. Quando estandardizadas as escalas de cada uma destas dimensões a 10 pontos, a tecnologia e a estética destacaram-se entre as que registaram melhores resultados (médias de 5,57 e 5,15 em 10 valores possíveis, respetivamente). Como consequência, uma das hipóteses suscitadas pela investigação foi confirmada. De acordo com a ERC, “os jovens apresentam melhores níveis de literacia ao nível do uso das tecnologias e níveis mais débeis no que respeita a dimensões que convocam interpretação de informação, uso da linguagem, assim como nas questões da ideologia ou que se relacionam com o funcionamento dos media enquanto negócio ou com a sua regulação, por exemplo”. As dimensões ideologia (3,15 pontos), receção (2,65 pontos), produção e difusão (2,60 pontos) e linguagem (2,59 pontos) obtiveram, consequentemente, os resultados mais baixos. Ainda segundo a ERC, “as raparigas apresentam pontuações ligeiramente mais elevadas do que os rapazes” e “o valor da pontuação média sobe consoante a idade dos respondentes”.

No contexto global formado pelos sete países europeus abrangidos pelo estudo (Portugal, Espanha, que coordena o projeto, França, Irlanda, Eslováquia, Croácia e Grécia), a média registada pelas 8699 respostas válidas foi de 13,69 pontos.

De acordo com o relatório final do projeto, que pode ser acedido aqui, o projeto EduMediaTest tem como objetivos avaliar níveis de literacia mediática, disponibilizar recursos que fomentem a avaliação e a formação de competências na área e contribuir para as políticas públicas relativas à educação e literacia para os media.