Dimensão tecnológica em evidência entre as competências de literacia mediática de jovens portugueses
September 7, 2022O projeto europeu EduMediaTest avaliou os níveis de literacia mediática de 2636 jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Segundo a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que coordenou a aplicação do estudo em Portugal, os inquiridos obtiveram uma pontuação média de 14,45 pontos em 60,5 possíveis, revelando maiores dificuldades em questões associadas à compreensão e análise dos media e melhores resultados a propósito dos usos dos meios ao seu dispor.
A avaliação dos níveis de literacia mediática pelo projeto EduMediaTest assentou em 43 questões/exercícios baseados em seis dimensões oriundas no trabalho do investigador Joan Ferrés: estética, ideologia, linguagem, produção e difusão, receção e tecnologia. Quando estandardizadas as escalas de cada uma destas dimensões a 10 pontos, a tecnologia e a estética destacaram-se entre as que registaram melhores resultados (médias de 5,57 e 5,15 em 10 valores possíveis, respetivamente). Como consequência, uma das hipóteses suscitadas pela investigação foi confirmada. De acordo com a ERC, “os jovens apresentam melhores níveis de literacia ao nível do uso das tecnologias e níveis mais débeis no que respeita a dimensões que convocam interpretação de informação, uso da linguagem, assim como nas questões da ideologia ou que se relacionam com o funcionamento dos media enquanto negócio ou com a sua regulação, por exemplo”. As dimensões ideologia (3,15 pontos), receção (2,65 pontos), produção e difusão (2,60 pontos) e linguagem (2,59 pontos) obtiveram, consequentemente, os resultados mais baixos. Ainda segundo a ERC, “as raparigas apresentam pontuações ligeiramente mais elevadas do que os rapazes” e “o valor da pontuação média sobe consoante a idade dos respondentes”.
No contexto global formado pelos sete países europeus abrangidos pelo estudo (Portugal, Espanha, que coordena o projeto, França, Irlanda, Eslováquia, Croácia e Grécia), a média registada pelas 8699 respostas válidas foi de 13,69 pontos.
De acordo com o relatório final do projeto, que pode ser acedido aqui, o projeto EduMediaTest tem como objetivos avaliar níveis de literacia mediática, disponibilizar recursos que fomentem a avaliação e a formação de competências na área e contribuir para as políticas públicas relativas à educação e literacia para os media.