All Posts

DGE lança iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”

October 22, 2021

A iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” – ano letivo 2021/22 – foi lançada, esta semana, pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE).

Inserida no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying, esta iniciativa pretende incentivar as escola a colocar em prática uma estratégia para o combate a estes dois fenómenos. Através da plataforma Sem Bullying, Sem Violência, são disponibilizados à comunidade educativa diversos recursos que auxiliam na implementação do “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

A plataforma conta, ainda, com três áreas distintas direcionadas a alunos, encarregados de educação e escolas, destinadas à sensibilização e prevenção deste fenómeno.

Segundo o Centro Internet Segura, no ano letivo de 2019/2020, 52 agrupamentos de escolas foram certificados por terem implementado um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying, e identificados mais de 1.600 alunos como embaixadores da iniciativa. Paralelamente, foram contabilizadas 450 ações de sensibilização e 153 ações de formação destinadas a docentes, não-docentes e encarregados de educação.

Plataforma da iniciativa