All Posts

Desafios virais de 2021: as tendências mais perigosas nas redes sociais

September 3, 2021

As redes sociais constituem um dos maiores atrativos do meio digital para os utilizadores, em especial, para os mais jovens, junto dos quais são particularmente populares. 

Apesar de o seu uso ter vantagens, é importante conhecer alguns dos perigos a que os mais novos estão expostos, de forma protegê-los e a garantir um uso seguro das redes sociais. 

Os desafios são um destes perigos e, por vezes, podem ter consequências muito graves. Alguns dos mais mediáticos incluem o desafio da canela, onde os utilizadores engolem uma colher de sopa de canela causando, em alguns casos, problemas respiratórios; e os desafios da “Momo” e da “Baleia Azul”, que implicam a concretização de um determinado número de tarefas, sendo a última o suicídio do utilizador.

Entre 2020 e 2021 surgiram novos desafios para os quais o MILObs alerta.

Desafios mais populares em 2021

Desafio do coronavírus (coronavirus challenge): neste caso, os jovens são incentivados a passar a boca e a língua em diversos objetos que encontrem em lugares públicos, como uma maçaneta, um corrimão ou um tampo de sanita. 

Desafio da silhueta (silhouette challenge): o desafio consiste num vídeo de um utilizador a vestir roupas casuais e, em seguida, uma transição para a sua silhueta, enquanto usa apenas roupa interior ou nenhuma roupa de todo. O problema deste desafio reside no facto de alguns vídeos serem editados por quem assiste, permitindo-lhes ver mais do que apenas a silhueta.

Desafio da noz-moscada (nutmeg challenge): este desafio vai um pouco mais além do desafio da canela, pois envolve misturar noz-moscada numa bebida e ingeri-la, numa tentativa de atingir um estado semelhante aos efeitos da droga. Os especialistas alertam para efeitos secundários como hipotermia, alucinações, coma e morte.

Desafio do blackout (blackout challenge): o objetivo deste desafio é cortar, temporariamente, o fluxo sanguíneo até ao cérebro, de forma a atingir um estado de leveza e euforia. Trata-se de algo extremamente perigoso, tendo já sido registadas mortes de crianças após esta tentativa. O jogo é conhecido por muitos nomes, como blackout challenge, choking game ou pass-out challenge.

Stand up challenge: o jogo envolve dois indivíduos. Enquanto um se mantém deitado no chão, o outro mantém-se em pé em cima das suas costas. Gradualmente, o indivíduo que se encontra no chão tenta levantar-se, enquanto o segundo indivíduo se tenta manter de pé, em equilíbrio. Trata-se de um desafio especialmente perigoso, pois pode originar acidentes que impliquem fratura no pescoço ou danos na coluna.

É, por isso, importante que tanto os pais como os professores e educadores estejam atentos a potenciais sinais de perigo. É essencial partilhar apenas informação viável, dar oportunidade às crianças de se abrirem e exporem as suas preocupações e reconhecer/alertar para a pressão de grupos, um dos grandes fatores de risco para os mais novos.